Local próximo da Ladeira do Amendoim a Gruta do Carimbado faz parte das lendas e folclore da região que contam que, a partir deste ponto, existe uma possível ligação com a civilização Inca no Peru.

Localizada a 450 mts da Ladeira do Amendoim, a Gruta do Carimbado encontra-se na estrada para São Bento de Abade a 6 km de São Thomé das Letras. A gruta é alvo de vários tipos de lendas, entre elas: possível ligação com a civilização Inca no Peru e, até um labirinto que conduz aos mundos inferiores ou à uma civilização infraterrestre.

Segundo a Sociedade Brasileira de Espeleologia, a gruta tem 212 metros topografados. Verdade que resta uma esperança para os místicos, já que ninguém ainda chegou ao fundo da caverna. “Depois dos primeiros 100 metros, ela vai estreitando até ficar intransponível”, afirma o espeleólogo Ézio Rubbioli, do Grupo Bambuí, de Belo Horizonte. Mesmo assim, o mais provável é que a única ligação entre São Tomé e Machu Picchu seja a vocação para atrair lendas malucas. Atualmente, seguindo uma ordem do Ministério Público a Gruta do Carimbado está com o acesso interditado ao turismo por tempo indeterminado, devido a riscos de desmoronamento causado pelas explosões das mineradoras locais.

Veja como chegar na Gruta Carimbado em São Thomé das Letras