A Gruta do Sobradinho compõe o complexo turístico formado pelo Bar da Gruta e a Cachoeira da Gruta do Sobradinho.

Partindo da 1ª atração, a Cachoeira da Lua na estrada em direção a ao povoado de Sobradinho em 8 Km chega-se a uma bifurcação a direita que possibilita, em 900 metros, a chegada na Área de Estacionamento e apoio ao turismo com restaurante, quiosque para compras e até uma Piscina para lazer. A mais uns 100 metros de caminhada chega-se a uma das entradas (ou saídas) da Gruta de Sobradinho.

A Gruta tem uma formação arenítica, moldada pelo trabalho milenar da natureza, possui 110m de extensão, 6m de altura e 3 de largura, variando no seu interior, onde existem pequenos lagos, culminando numa bela corredeira com lindas piscinas naturais. A Gruta tem uma formação arenítica, moldada pelo trabalho milenar da natureza, possui 110m de extensão, 6m de altura e 3 de largura, variando no seu interior, onde existem pequenos lagos, saindo numa bela corredeira com lindas piscinas naturais. Com uma extensão de +/-150 metros é formada de pequenos salões e lagos internos. A caminhada, mesmo pequena, pode ser bem emocionante para pessoas que ainda não tenham tido esta experiência.
Aventura & Sensações:
A delícia de deixar para traz a luz do dia e se embrenhar por um caminho desconhecido e totalmente escuro, iluminado por lanterna individual que deve ser levada como item obrigatório, causa uma sensação assustadora no início, que pode ser rapidamente esquecida durante o trajeto desta mini exploração. Se deparar com morcegos, largas galerias algumas com pequenos lagos de aguas rasas e geladas, curtir o sinuoso caminho que algumas vezes se estreita a ponto de ter-se que abaixar e se apoiar com as mãos na terra úmida e gelada das paredes da caverna para não cair, circundar formações de poços que surgem em uma ou
outra curva ou descida (algumas vezes a profundidade da água pode chegar até os joelhos), até finalmente identificar a pequena luz ao fundo que descortina um possível
momento para saída, tudo isto forma um conjunto de sensações inesquecíveis. Dica: Em algum momento, no interior da gruta peça para todos apagarem suas lanternas… Ao final da travessia, saímos em baixo de uma pequena cachoeira com grandes piscinões de água transparente próprio para banho. Recomendações: Ir com tênis mais velhinho, evitar chinelos pois tendem a ficar presos no fundo de barro, conferir se as pilhas estão OK (o guia normalmente fornece as lanternas), não espantar os morcegos durante a travessia, levar roupa de banho para curtir uma piscina, depois do passeio.

Veja no mapa como chegar à Gruta de Sobradinho em São Thomé das Letras